sábado, 30 de julho de 2011

1ª Consulta Mastologista

Enfim chegou o tão esperado dia onde você acha que todas suas duvidas terão explicação. Levei os exames ( mamografia e ultrasson) e depois de algumas analisadas e muitas perguntas ele sugeriu fazer uma Punção com agulha fina ( após localizada a massa o medico posiciona a ponta da agulha no interior do nódulo, o objetivo é extrair uma amostra que contenha fragmentos de tecido, células ou liquido, esta amostra da massa é que será encaminhada ao patologista para sua analise definindo o tipo celular e seu caráter (maligno ou benigno).
O exame é tranqüilo da apenas uma ardidinha.
O Mastologista me fez muitas perguntas inclusive sobre a plástica redutora nos seios que fiz a 6 anos atrás, disse que muito provável ser algo relacionado a isso.
Enquanto esperava o resultado da Punção, procurei meu cirurgião plástico, levei mamografia e ultrasson para ele analisar e ele disse que algo relacionado a cirurgia plástica não poderia ser, mas que era pra eu seguir investigando e que  poderia ser um fibroademona (tumor benigno que tem origem no epitélio e no estroma do sistema ductal terminal, sendo a neoplasia benigna mais comum da mama, ocorrendo mais freqüentemente em adolescentes e adultos jovens dos 20 aos 40 anos de idade. Seu aparecimento após os 40 anos é raro, embora seu crescimento não seja incomum.
À apalpação, geralmente aparece com o nódulo firme, móvel e indolor, claramente separável do tecido mamário normal. Ás vezes, porém, descobre-se incidentalmente, em exames de imagem, quando ainda não é palpável.
Seu tamanho pode variar de milímetros a vários centímetros, mas costuma cessar seu crescimento ao atingir 2 ou 3 centímetros.)  Sai de lá mais segura, com certeza que seria um fibroademona (a gente nunca pensa o pior)

0 comentários:

Postar um comentário