sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fisioterapia

Desde que eu ainda estava no hospital, o meu médico pedia que eu fizesse pequenos exercícios, como tentar esticar os braços, passar as mãos no rosto... movimentos que eram extremamente difíceis de realizar, pois com a retirada dos linfonodos axilares direito, o braço perdeu o movimento e algumas defesas. Agora, terei que tomar alguns cuidados com o meu braço direito, tais como: evitar a retirada de cutícula, usar luvas para cozinhar e na jardinagem, evitar excesso de peso e movimentos repetitivos, não me expor continuamente ao calor, depilar de preferência com barbeador elétrico ou cortar com tesoura, desodorante neutro e sem perfume, acupuntura, vacinas, coleta de sangue, medição de pressão arterial, usar somente hidratante neutro, não usar mais anéis e pulseiras apertadas. Enfim, como disse a minha fisioterapeuta, o meu braço direito agora é um bebê, e eu estou cuidando como tal.

Agora quero falar mais especificamente sobre a minha fisioterapia e fisioterapeuta. Após 9 dias de cirurgia eu já estava fazendo a minha primeira sessão de fisioterapia e já de cara a Dra. Luciana Martins (fisioterapeuta oncológica) detectou em mim o que seria uma posição tomada pela maioria das mulheres que fazem mastectomia: estar com o braço dobrado na frente do peito, inconscientemente, uma posição de defesa. Se eu soubesse que isso me traria problemas depois, eu teria me policiado para deixar o meu braço reto, e jamais dobrá-lo como fiz, mas felizmente comecei as sessões cedo, e não tive muitos problemas.

As primeira sessões são muito doloridas, o meu braço estava muito sensível a um simples toque ou movimento, e eu sentia dia-a-dia a melhora. Adoro o astral da minha fisioterapeuta, é uma mulher extremamente comunicativa, positiva, tem uma energia contagiante, sempre saio de lá melhor que cheguei, apesar dos apertões as vezes doloridos e necessários.

Hoje sinto que estou com 70% dos movimentos normais, já consigo executar a maioria das tarefas, muito otimista com todo o meu processo de recuperação.

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."



3 comentários:

Anônimo disse...

Fe e forca!
Vc ta me surpreendendo com tua forca carla, isso ai.
Virou meu exemplo de forca d vontade:-)

Anônimo disse...

Oi Carla, me chamo Cristiane, tenho 42 anos e tive um melanoma maligno na sola do pé direito. já fiz 3 cirurgias em 2 meses e agora estou precisando de uma fisioterapeuta pois tirei os linfonodos da perna direita e estou tendo inchaço.
Aí foi q te achei pois estou atras do contato da Luciana Fisioterapeuta.
Vc poderia me passar o contato profissional dela por favor?
Eu moro em Brasilia, mas também morei 10 anos em Palmas. Coincidencia não?
Li seu ultimo post e vi que vc está muito bem.
Obrigada pelo seu blog. Deus te abençoe,
com amizade Cristiane.

Anônimo disse...

Ah meu email é cristianevazquez@hotmail.com

Postar um comentário