sábado, 31 de dezembro de 2011

ADEUS 2011 (com FORÇA)




Eu não vivo o futuro. Eu não sei que caminhos seguirei, que pessoas amarei. Eu só sei o que quero. O que devo. AGORA. E vivo como vive quem planeja: bato a cabeça do mesmo jeito. Arrisco. Machuco. Sangro. Costuro. Me reconstruo. Igual fiz nos últimos 10 meses. Porque verdade seja dita: cada um vive de um jeito. Mas que 2011 foi esse? A idéia foi me partir ao meio? Dividir o mundo ao meio? Me arrancar o coração? Roubar minha esperança? Testar minha força? Enxergar minha fé? Se o plano era esse, pessoal aí de cima, coloca um "A" aqui. Bota um parabéns e me dá uma estrelinha. Eu preciso, eu mereço! (Eu e todas nós guerreiras de luta). Quanto maior o grau de dificuldade, maior o prêmio. Não é assim? Eu acho, está escrito em algum lugar, não me pergunte onde. E o prêmio não é ganhar um bônus por decepções digeridas nem coragens reforçadas, com uma viagem de ida e volta com acompanhante para o lugar dos sonhos. O prêmio é olhar pra dentro e - mesmo com toda dor, mágoa, tristeza, falta de rumo e prumo - se reconstruir, se aceitar e ter orgulho de quem você é.




(A gente tem o que precisa, não o que quer. Por isso, " Um inesquecível AGORA!") E UM FELIZ DIA NOVO! SEMPRE!!!!!

2012  do tamanho dos nossos sonhos! Um beijo grande para todos, tim-tim!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Terceira Quimioterapia




Eu demorei pra escrever né... 
Bom, fiz minha terceira quimioterapia e dessa vez fiquei tão enjoada que até olhar o blog me dava enjoo. (o Nausedron é que salva). Me senti mais fraca com falta de ar, enfim são os males que vem para o bem. Temos que ser fortes isso vai passar.
Eu estou  feliz, falta só mais uma  sessão que faço ainda esse ano, se Deus quiser vou começar 2012 renovada.
Agradeço o carinho de todos os amigos e familiares.



Desculpem-me a poeira em minha vida é que Deus está em obras nela

domingo, 27 de novembro de 2011

Força Interior


Não estamos na terra para sofrermos eternamente, mas sim, para que nosso Espírito evolua, por isso a necessidade de tantas provas, que muitas vezes nos fazem sofrer.
Porém, dentro de cada um de nós, existe uma tremenda força interior, capaz de nos fazer continuar a jornada, enfrentando qualquer obstáculo que apareça.
Uma força que faz com que descubramos que somos sim, capazes de atravessar as tormentas e ir em busca de um novo horizonte.
De que se uma pedra nos atinge, saberemos que a dor se fará presente sim, mas também passará, e de que podemos superar o sofrimento e com fé, uma nova porta se abrirá.



Acredite, a força interior pulsa em nós.
Hoje e sempre...


A vida é tão amorosamente surpreendente que,às vezes, no auge da nossa tristeza, ela aparece com um presente que faz diminuir o tamanho todo da nossa dor. E nos mostra que há um Deus que pode todas as coisas,que renova a nossa vontade de viver e nos ensina que temos dentro de nós o bem mais precioso.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!



Eu já fiz 2 de quatro sessões de quimio que terei que fazer, a segunda foi mais tranquilha que a primeira, senti menos enjoo com cheiros. O efeito da quimio passou mais rápido.
Sinto meus olhos arderem, um pouco de cansaço e nada mais, estou super bem.  Graças a Deus!
Termino a quimioterapia ainda esse ano, não terei que fazer radio e vou seguir com a hormonioterapia.
 Já fiz a reconstrução das mamas junto com a mastectomia agora esperar para trocar a prótese provisoria (com expansor) da mama direita e tudo volta ao normal.
Não tive aftas, não entrei em menopausa, minhas unhas estão perfeitas, e meus cabelos? Aah!! meus cabelos não são os mesmos, continuo carequinha e até que to gostando...rs, como disse a Ana Paula, blogueira, é gostoso sentir a água bater na cabeça. E tudo é uma fase, uma lição e aprendizado, vai passar! Temos que enfrentar cada etapa firme e forte.
 Força e fé sempre!






Entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer à pena. 




ps: Adriana (de Santa Maria) eu to na torcida por você amiga, vai dar tudo certo acredite. Deus lhe quer vencedora! A Vitoria já está preparada feito um presente que esta embrulhado e precisa ser aberto. 
Deus abençoe  você e acalme seu coração porque logo logo tudo voltara ao normal. 



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Segunda Quimioterapia


Hoje pela manhã fiz minha segunda sessão de quimioterapia, faltam duas!
Eu fico sempre tensa quando vou, choro e sofro, mas sei  que é necessário e logo encontro forças para enfrentar mais uma batalha.
Eu tenho recebido muita força e carinho dos amigos a maioria deles estão distante de mim (fisicamente) mas os tenho aqui .
                             

Aos amigos que tanto amo, as meninas blogueiras que já fazem parte de mim amo cada uma de vocês, aos familiares, aos amigos que não se identificam mas que os sinto em cada visita.
Obrigada pelo carinho, força, fé  que vocês tem me passado. Muito Obrigada!

Zhayra você me surpreende com suas palavras, com sua fé, com seu carinho, obrigada amiga por ser presente e alegrar meus dias de She-Ra....rs Amo você!!

Manu que sempre tem me ajudado me dando sempre palavras de conforto e carinho. Preocupada se estou bem, se estou me alimentando direitinho. Te Amo.

Neli, amo seu jeito de querer me ver feliz de me ajudar a ser feliz a todo custo. Amo vc e o BB Patto.

Livinha sempre atenciosa me ajudando a superar essa fase difiicil. AMO

Mariana que sempre, sempreee esteve comigo torcendo por mim. Amo você Mah

Elisa e Paula que entraram e permanecerão sempre. Obrigada pela força e carinho Amo vocês.

Renataaaa Tum, que surpresa te encontrar aqui, amei seu recado, sei que esta torcendo e mandando energias boas pra mim, fico feliz em te sentir perto. Te amo amiga de tantos anos.

Vânia, que tem me ajudado a ser mais forte e confiante, que tem me feito rir um bocado, que tem feito de tudo pra estar mais presente. Agradeço de coração o carinho. Amei a santinha abençoada que você me deu. Amo você.

D.Valda (vovó da minha sobrinha-afilhada) que passou pelo que estou passando agora, venceu, foi forte, guerreira está aí pra quem quiser ver, firme e forte. Obrigada pelas palavras de otimismo e fé.

Patty,  deixei você por último porque pra você eu não sei o que dizer (silêncio)
Meu anjo, mulher guerreira que chora e enfrenta toda essa barra comigo, segura minha mão quando mais preciso me olha nos olhos quando me sinto completamente perdida, me da o sorriso mais lindo do mundo quando me vê aflita, às vezes você não diz muito, mas eu leio seu olhar. E entendo o muito que você gostaria de dizer.
Deus abençoe sua vida sua alma seu coração e seu caminho. Te AMO (com força)
Você merece aplausos!


Amo todos vocês 


E se diante das dificuldades você soubesse, que pode olhar o mundo de forma diferente, que pode desacelerar o tempo, e apreciar com maior clareza a situação.
O que você faria?  Teria coragem para mergulhar dentro de si?
E descobrir o quão forte você é?
Então se concentre. Confie e enfrente.
Vá além! Supere!
A dificuldade faz você questionar suas limitações, convidando-a á ultrapassar a fina camada que impede de experimentarmos a intensidade da VIDA.
È possível transformar dificuldades em conquistas dizendo SIM À VIDA, apesar de tudo.
Confie, Supere. Acredite.
Enfrente o desconhecido, encontre o silêncio, há sempre uma luz indicando uma nova possibilidade de se sobrepor e apreciar as condições da vida.
Descobrindo assim que a força que precisamos está em nossas mãos.




domingo, 6 de novembro de 2011

Vamos Celebrar a VIDA!!


A vida é curta, quebre as regras, perdoe rapidamente, ame todos, mas abra exceção, e não se esqueça: o CÉU não é o limite. LIMITE isso só você impõe, pois de tudo na vida o que vale é o HOJE,ontem já foi, agora só restam lembranças, então faça tudo que vier ao seu alcance; e o futuro? NÃO SE PREOCUPE, qualquer hora ele chega: Ria descontrolavelmente, e nunca pare de sorrir, por mais estranho que seja o motivo!
A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez que estamos aqui, temos que comemorar!


Dedico este post a todas as blogueiras guerreiras que estão na luta!!



A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas sim, pelos momentos em que você perdeu o fôlego… de tanto rir, de emoção, de êxtase, de felicidade’

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Careca


 

Em muitas ocasiões da vida, não sabemos avaliar o que realmente necessitamos: se de força ou de coragem.
E há momentos em que precisamos das duas virtudes conjugadas.



Há situações que nos exigem muita força, mas existem horas em que a coragem se faz mais necessária.



Com exatamente 15 dias apos a quimioterapia meus cabelos começaram a cair, eles começam a ficar soltos e  de repente ficam como se estivessem apenas encaixado  na cabeça, caem com um simples toque, o couro cabeludo dói, o meu doía ate quando deitava  no travesseiro, chega uma hora que não da pra adiar, o melhor é passar a maquina, foi o que eu fiz. (evita sofrimento)
Eu vou confessar que não foi fácil. Está  fase pra mim foi a mais difícil, eu chorei muito, chorei por cada mecha de cabelo que caia, tive pesadelos, não conseguia dormir, foi bem complicado, sei que eles vão crescer, sei que tudo volta ao normal um dia, mas só quem passa por isso sabe o quanto dói e é difícil. Obrigada a todos os familiares (meu irmão que propôs ficar careca comigo...rs). Minha filha Vitória que sempre está do meu lado me colocando pra cima, minha mãe que sempre chora comigo, pai, sobrinhas, irmãs e os amigos que de uma forma ou de outra (longe ou perto) estão passando essa fase comigo  tentando fazer dos meus dias cinzas mais coloridos. (Manu, Nelia, Livinha, Patty, Vânia) Amo vocês.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Meus cabelos começaram a cair


Uma mulher acordou numa manhã após a quimioterapia, olhou no espelho e percebeu que tinha somente três fios de cabelo na cabeça.

- Bom (ela disse), acho que vou trançar meus cabelos hoje.

Assim ela fez e teve um dia maravilhoso.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e viu que tinha somente dois fios de cabelo na cabeça.

- Hummm (ela disse), acho que vou repartir meu cabelo no meio hoje.

Assim ela fez e teve um dia magnífico.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que tinha apenas um fio de cabelo na cabeça.

- Bem (ela disse), hoje vou amarrar meu cabelo como um rabo de cavalo.

Assim ela fez e teve um dia divertido.

No dia seguinte ela acordou, olhou no espelho e percebeu que não havia um único fio de cabelo na cabeça.

- Yeeesss... (ela exclamou), hoje não tenho que pentear meu cabelo.



Atitude é tudo! Seja mais humano e agradável com as pessoas.


Cada uma das pessoas com quem você convive está travando algum tipo de batalha.

 Viva com simplicidade. Ame generosamente. Cuide-se intensamente. Fale com gentileza.




E, principalmente, não reclame. Se preocupe em agradecer pelo que você é, e por tudo o que tem!
E deixe o restante com Deus.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

1ª Quimioterapia


Ontem eu comecei minha primeira de quatro sessões de quimioterapia, na noite anterior eu não dormi nada, chorei, estava tensa com medo é estranha demais a sensação, eu queria adiar, não queria ir, tremia de medo só de pensar, mas não tem jeito temos que encarar faz parte do tratamento e temos que ser fortes é só mais uma etapa.
Meu medico oncologista Dr. Anderson Silvestrini me recebeu conversou um pouco sobre a medicação e nas reações que eu poderia sentir nos primeiros dois dias (náuseas, dor de cabeça, febre) avisou que a queda do cabelo seria inevitável e que daqui a 10, 15 dias eles começam a cair.
Depois disso me encaminhou a sala de quimioterapia onde fui recebida por alguns enfermeiros, onde os mesmos me explicaram novamente os procedimentos e as reações, eu confesso que foi mais tranqüilo do que eu esperava eu pedi forças demais a Deus e ele me atendeu. Fé sempre!
Tomei a medicação durante 1 hora e 40 minutos, logo fui liberada.
Eu almocei normalmente e logo estava em casa, tomei banho e deitei, dormi a tarde toda e acordei um pouco enjoada com náuseas, tomei o remédio indicado pelo medico (Nausedron) e passei o resto do dia super bem, o medico disse que posso comer tudo que o paladar aceitar bem, comer algo de três em três horas, cortar frituras, gorduras e alimentos crus, pediu pra eu fazer enxágüe bucal com um copo de água de água filtrada misturado com uma colher de chá de bicarbonato fazer varias vezes aos dias para evitar aftas. Do resto vida normal.
Eu passei a noite sonhando comigo careca, claro que: O que são os cabelos perante a vida, a saúde. (eles vão nascer novamente eu sei!) Mas é estranho acho que é o que mais mexe com nosso psicológico.

 “As pessoas costumam sofrer mais do que a situação exige”




“ Diante de alguma dificuldade,se você estiver para desanimar,aqueça os sentidos,revigore a fé, e ouvirá a voz da consciência Dizer: ”Persevere e vencerá“.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O poder da fé.


Senhor, sei que tens um grande propósito para mim e um plano para minha vida. Abre meus ouvidos para que eu ouça tua voz me dirigindo nos teus propósitos. Coloca o meu coração em sintonia com o teu coração e me prepara para entender aonde queres que eu vá e o que queres que eu faça.
Comprometo-me a andar passo a passo contigo neste caminho, para que seja tudo aquilo para qual tu me criaste.
 Dá-me forças, coragem, saúde, sabedoria, revelação e fé para essa jornada.



"Tu nunca disseste que a vida seria fácil. Tu prometeste que estarias comigo

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento mundial de mobilização pela prevenção do cancer de mama. No mundo inteiro, são realizadas ações para a conscientização das pessoas, incluindo a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa símbolo da campanha, que terá como tema mais do que um alerta, uma tentativa de salvar vidas.



 

Brasilia aderiu a campanha e eu estava lá para conferir, fiquei emocionada!




"Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama! "SE TOQUEM" o câncer tem maiores chances de cura se detectado no início, previnam-se"

domingo, 2 de outubro de 2011

Oncologista

Eu fiz minha primeira consulta com o médico oncologista, eu estava apreensiva com medo, já cheguei a clinica tensa é uma sensação estranha estar naquele lugar, tinha algumas pessoas fazendo quimioterapia, deu vontade de ir lá e abraçar todas as guerreiras.
Meu medico mastologista fez uma carta de encaminhamento pro oncologista e quando cheguei o mesmo já havia ligado e contado um pouco minha historia.
Como já havia dito aqui, meu tumor Carcinoma lobular infiltrante (invasor) é relativamente incomum. Este câncer começa nos lóbulos. Pode propagar-se a outras partes do corpo. Aproximadamente 10% de todos os casos de Câncer de Mama invasivo são deste tipo.
O oncologista avaliou todos os exames, todos os procedimentos que o mastologista fez (Mastectomia nas duas mamas) e disse que terei que fazer quatro sessões de quimioterapia (começo agora em outubro) e seguir com a hormonioterapia. Eu estava morrendo de medo de fazer radioterapia graças a Deus não vou fazer.
Sei que é mais uma etapa difícil e que tenho que ser forte. E serei!
Serei forte por todos aqueles que acreditam em mim, que estão nessa luta comigo, que torcem por mim, serei forte porque tenho vontade de viver até a última gota.
Serei forte pela minha mãe, meu pai, pelas minhas irmãs, meu irmão, minhas sobrinhas, meus amigos que tanto amo. E serei mil vezes mais forte pela minha filha, porque ela é minha VITORIA. Construímos nossas vidas olhando uma para a outra, participamos de cada passo a frente de cada queda, nos demos as mãos e nos abraçamos. Você é a filha que eu escolheria todas as vezes que tivesse esta chance. Vencerei essa batalha por você filha amada.


"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer"

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fisioterapia

Desde que eu ainda estava no hospital, o meu médico pedia que eu fizesse pequenos exercícios, como tentar esticar os braços, passar as mãos no rosto... movimentos que eram extremamente difíceis de realizar, pois com a retirada dos linfonodos axilares direito, o braço perdeu o movimento e algumas defesas. Agora, terei que tomar alguns cuidados com o meu braço direito, tais como: evitar a retirada de cutícula, usar luvas para cozinhar e na jardinagem, evitar excesso de peso e movimentos repetitivos, não me expor continuamente ao calor, depilar de preferência com barbeador elétrico ou cortar com tesoura, desodorante neutro e sem perfume, acupuntura, vacinas, coleta de sangue, medição de pressão arterial, usar somente hidratante neutro, não usar mais anéis e pulseiras apertadas. Enfim, como disse a minha fisioterapeuta, o meu braço direito agora é um bebê, e eu estou cuidando como tal.

Agora quero falar mais especificamente sobre a minha fisioterapia e fisioterapeuta. Após 9 dias de cirurgia eu já estava fazendo a minha primeira sessão de fisioterapia e já de cara a Dra. Luciana Martins (fisioterapeuta oncológica) detectou em mim o que seria uma posição tomada pela maioria das mulheres que fazem mastectomia: estar com o braço dobrado na frente do peito, inconscientemente, uma posição de defesa. Se eu soubesse que isso me traria problemas depois, eu teria me policiado para deixar o meu braço reto, e jamais dobrá-lo como fiz, mas felizmente comecei as sessões cedo, e não tive muitos problemas.

As primeira sessões são muito doloridas, o meu braço estava muito sensível a um simples toque ou movimento, e eu sentia dia-a-dia a melhora. Adoro o astral da minha fisioterapeuta, é uma mulher extremamente comunicativa, positiva, tem uma energia contagiante, sempre saio de lá melhor que cheguei, apesar dos apertões as vezes doloridos e necessários.

Hoje sinto que estou com 70% dos movimentos normais, já consigo executar a maioria das tarefas, muito otimista com todo o meu processo de recuperação.

"O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas."



Ótimas notícias


Continuando a atualizar os meus últimos acontecimentos, aproveito para me desculpar pelo sumiço, mas com a minha mudança pra Brasília, depois de me recuperar da cirurgia é que tive cabeça pra pensar em pedir uma linha telefônica e internet, não via a hora de voltar aqui e reencontrar amigos queridos.

A recuperação em casa foi leve e tranqüila, estava cercada de pessoas queridas, que me fizeram ainda mais forte. Na mesma semana voltei ao consultório do mastologista para retirar o dreno (dói!), retirei alguns pontos e só então, nesse dia pude ver o resultado da reconstrução. Eram sentimentos ambíguos, no mesmo momento alegria e tristeza estavam em minha mente, mas fiquei satisfeita com o resultado.

Na semana seguinte fiz o enchimento da prótese provisória, ambos estão do mesmo tamanho.
O médico havia enviado ao laboratório todo o material retirado no processo cirurgico (mamas direta e esquerda) para análise anatomopatológico, eu estava ansiosa pelo resultado, pois esse diria se haveria invasão vascular sanguinea, linfática e se os linfonodos axilares estavam comprometidos, em outras palavras, se o cancêr ja tinha invadido as axilas ou a corrente sanguinea. Pra minha sorte, todos esses resultados deram negativos, e no meio de tantas turbulências encontramos também vários motivos pra comemorar. Graças a Deus, foi tudo muito mais tranqüilo que eu havia imaginado.

“Devemos fazer da interrupção, um caminho novo; da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro.”



Cirurgia Mastectomia


Estou escrevendo depois de algum tempo ausente do blog. Várias coisas aconteceram desde o último post, tentarei fazer um resumo de tudo.

Dia 20 de agosto de 2011 fiz a cirurgia  de mastectomia: com esvaziamento axilar na mama direita (mama com o tumor) e mastectomia simples (se é que se pode dizer simples) na mama esquerda. Como eu havia dito, esta apenas por precaução de uma futura metástase. No mesmo procedimento foi realizada a reconstrução das mamas com uso de prótese bilateral, sendo uma definitiva (silicone), e a direita com expansor, apenas provisória.

Acordei tranqüila, eu sabia que desesperar, só iria piorar ainda mais a situação. A internação estava marcada pras 08h00min da manhã, e lá estava eu, vestindo a roupa pra entrar no centro cirúrgico, achei delicado da parte do meu médico mastologista me recepcionar e encaminhar até a cirurgia.

A cirurgia durou 6 horas, eu um pouco dopada ainda, fui encaminhada ao quarto aonde fiquei 2 dias em observação pós cirúrgica. Fiquei tranqüila nessa período, a cirurgia foi um sucesso e a minha maior ansiedade era saber como tinha ficado a reconstrução mamária, e feliz por saber que o maior mal havia sido arrancado de mim, surpreendi a todos com a minha força.

Dia 22 tive alta, estava ansiosa pra ir pra casa, nada como a nossa casinha não é? Sai carregando um dreno a tira colo, eu falava que era o meu cachorrinho. É uma sensação estranha ver o seu sangue saindo por aquela mangueira e enchendo o recipiente, mas me acostumei logo e as vezes até esquecia.


"A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável."


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Rezar. Meditar e Energizar


Templo da Boa Vontade tem formato de uma pirâmide com sete lados e 21 metros e altura. Além dos locais de visitação, sala de meditação, galeria de arte e loja de souvenir, os visitantes podem ver o maior cristal já encontrado na região Centro-Oeste. Com 21 kg e 40 cm de altura, a pedra está colocada no alto da pirâmide. No interior do templo, sob o cristal há no caminho uma espiral desenhada no piso com pedras negras. As pessoas caminham descalças até o centro da espiral e tocam um pequeno círculo de cobre. As mãos vão ao alto para receber as energias. O retorno é pelas pedras brancas, que significam o caminho da purificação. Dá pra rezar, meditar e buscar energia.
Eu achei engraçado que esse lugar ficava ao lado de onde eu estava fazendo os exames e um deles teria que esperar 4 horas para ser realizado, foi quando a Patty me arrastou pra lá e eu fui reclamando, reclamei do sol que estava quente, reclamei por estar andando a pé, nossa como eu estava chata, cheguei lá o lugar me transformou, me deu uma paz, eu achei tudo muito mágico.

"Que se faça a cura. Energizando meu ser."

Fiquei com a segunda opinião médica



É câncer e agora? Chorar? Gritar? Fugir? Quem nessas horas pode ajudar? Eu ainda fico esperando que alguém vá me ligar e dizer que foi em engano, que o meu resultado não é esse. Eu durmo e acordo pensando, alias tenho dormido muito mal, a mente não para. As pessoas dizem que não adianta sofrer antecipadamente, que é pra viver um dia de cada vez, mas não é assim, a gente sofre pensando no quanto será difícil. Nessas horas acho que ninguém sabe de verdade como sentimos, só nos mesmos.
Passada a semana da terrível descoberta, agora é hora de decidir o que fazer,  a Patty  nunca se conformou com algumas atitudes do Mastologista que me atendeu aqui onde eu moro e ficava pedindo pelo amor de Deus que eu buscasse uma segunda opinião fora daqui, me lembro que um dia ela falou tanto que eu chorei e disse que eu precisa acreditar em alguém e confiar, eu na verdade não queria sair daqui, minha casa, minha família estão aqui.
 Esses blogs ajudam e MUITO, foi lendo um deles que a Patty conseguiu um Mastologista em Brasília, um médico renomado e conseguiu agendar uma consulta, e eu fui, foi ai que tudo mudou pra mim, o médico me atendeu muito simpático, caloroso, bem diferente do primeiro que era frio e nunca dizia nada. Eu levei todos os exames que já tinha feito aqui onde moro e minha intenção era entregar na mão dele e dizer: analisa e me diz o que eu tenho. O primeiro exame que ele pegou foi à mamografia, a Patty é testemunha do que vou contar, o médico olhou e disse: “sem olhar nenhum outro exame, só pela mamografia eu diria que é 60% de chance de ser câncer.”
Hã? Como assim? Gente o primeiro mastologista disse que a mamografia não acusou nada, minha irmã estava comigo quando ele disse isso, disse que às vezes acontece de não ser precisa, minha irmã ainda indagou sobre a campanha em cima da mamografia e ele com a cabeça baixa disse: as vezes acontece. Não, não acontece, todos os exames de diagnóstico por imagem apresentam uma margem de erro, que, embora seja muito pequena, pode levar ao diagnóstico equivocado do câncer de mama; porém, está mais ligado à falta de experiência do profissional na interpretação dos exames desse tipo de doença. A mamografia é de 85% a 90% específica.
Bom, o mastologista de Brasília analisou os exames me analisou e confirmou o que eu já sabia, a minha esperança era que ele me dissesse que eu não precisaria fazer mastectomia ou fazer apenas um quadrante, pra minha surpresa ele disse que teria que fazer mastectomia nas duas mamas, pela minha idade e pelo tipo de câncer (carncinoma lobular invasor) esse seria o procedimento correto. Eu fiquei sem chão.
Ele me passou vários exames: ( Cintilografia óssea. Tomografia abdômen e tórax, Ecografia pélvica, Hemograma completo, Avaliação Cardíaca) eu já havia feito, Mamografia, Ultrasson, Punção, Biopsia cirúrgica, e pedido o Imunoistoquimico.
Fiz os exames, vou fazer a cirurgia em Brasilia, agora me sinto segura. Deus me guiou ao caminho certo.

Se você pode e tem condições de buscar uma segunda opinião médica, busque, vale muito a pena é uma especie de alivio, tipo: "ufá to fazendo a coisa certa"


"Deus não me deu asas. Mas me deu coragem"

domingo, 31 de julho de 2011

Câncer




Passei a semana ansiosa pelo tão esperado resultado da biopsia, o resultado sairia dia 22/06 as 16 h, já havia combinado com o medico mastologista que assim que pegasse o resultado correria pra lá.
Falando com a Patty no telefone ela também muito ansiosa disse pra eu ligar no laboratório e ver se não poderia pegar antes, a ansiedade era grande, e eu consegui o resultado 2 horas antes do combinado, minha irmã e minha filha estavam comigo eu desci  do carro cega e quando peguei o tal envelope na mão, não sabia o que fazer, eu não sei se com vocês foram assim, acredito que sim, a gente sai lendo tudo relacionado a doença na internet e com isso aprende muitos nomes, quando eu abri o envelope meus olhos foram em cima do nome: - Carcinoma Lobular Invasor da mama direita. Eu sabia o que era, mas não acreditava, entrei no carro tremendo minha irmã brincou: “ta vendo você não tem nada” eu comecei a chorar e dizer que era câncer, eu não acreditava, não poderia ser, no caminho pro mastologista fomos em silencio ao descer do carro eu estava transtornada, liguei pra Patty e pedi que ela entrasse na internet correndo e pesquisasse o que seria “ Carcinoma,” comigo no telefone eu ouvia ela digitar e  a voz dela tremula  me perguntando: porque? Por quê?
Eu apenas disse: é né?
Ela respondeu com um tom de voz que nunca vou esquecer: é sim!
Pra quem não sabe: O carcinoma é um tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais ou glandulares. Ou seja é um câncer.
Subi ao consultorio do médico pensando que eu poderia ter interpretado o resultado de maneira errada que eu tinha que ter calma e esperar o médico mastologista dizer, ai que agonia!
Uma semana antes eu tinha ido ao consultorio dele retirar o dreno da biopsia cirurgica e conversando eu perguntei o que ele achava, já que ele abriu, viu, ele disse pra esperar os resultados mas que provavelmente não era nada, que seria algo relacionado a mamoplastia (redução das mamas) que  fiz a 6 anos atras.
Sentada esperando ele ler o resultado ele me olhou e disse: infelizmente você tem uma lesão grave, eu tremendo perguntei: é câncer? Ele respondeu que sim, que teria que fazer mastectomia radical, quimioterapia e que já queria marcar a cirurgia, eu me lembro que nessa hora fiquei cega, surda e muda, eu comecei a chorar e disse pra ele que não queria falar nada só queria ir pra casa, e fui.
Ele me deu um abraço e disse: não sei o que te dizer.
Eu não conseguia processar nada, meu Deus e agora? Não é possível deve ter sido um engano, não pode ser. Eu vinha passando por um processo doloroso de um fim de relacionamento, há quase nove meses o que eu mais pedia pra Deus era, por favor, me deixa ser feliz, eu quero ser feliz, estava disposta a mudar de vida, a recomeçar, eu já havia lido relatos de pessoas jovens com câncer, sabia o sofrimento o que eu teria que enfrentar, não é verdade, não pode ser, é um pesadelo eu vou acordar tenho certeza.

Biopsia 13/06



Eu já estava preparada pra cirurgia e sabia como seria o procedimento da biópsia cirúrgica (feita com o bisturi, pode retirar todo o nódulo (biópsia excisional) ou apenas parte dele (biópsia incisional).
De posse do pedaço de tecido suspeito o patologista tem como aprofundar seu diagnóstico: além de classificar o tumor como "ductal" ou "lobular", in situ ou invasivo, examinará as células tumorais com corantes especiais (o chamado exame imuno-histoquímico), que caracterizará certas propriedades biológicas do câncer de mama.)
A minha seria excisional retirada do  nódulo todo ( coisa que não aconteceu).
Fui logo cedo ao hospital em jejum como combinado, eu não estava nervosa apesar de às vezes sentir medo do que poderia vir, a cirurgia foi rápida, com anestesia local e sedação, o medico fez um pequeno corte no mamilo, e logo eu já estava em casa. ( com enjoo que passou logo)
Minha amada mãe, minha irmã que tanto Amo, minha filha que é minha força, pessoas queridas estavam sempre comigo.
Agora  esperar o resultado. (ansiosa)

Amigos são feitos em lugares dos anjos que não podemos ver... estão sempre do nosso lado e torcendo pelo nosso sucesso, mesmo estando em caminhos difícieis, nossos anjos da terra não nos abandonam.”

sábado, 30 de julho de 2011

Resultado Punção



Dia 27 de abril saiu o resultado da Punção. Tinha consulta marcada pra semana seguinte à gente fica agoniada procurando entender o que esta escrito ali, assim que levei o resultado ao Mastologista ele disse que teria que fazer uma biopsia, ( meu Mastologista nunca me deu nenhuma porcetagem de chance de ser, sempre dizia que provavelmente não era nada) apesar da grande importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama, o diagnóstico definitivo só pode ser feito com uma biópsia. Marcada a cirurgia. ( queria a certeza logo de que "não era nada")

1ª Consulta Mastologista

Enfim chegou o tão esperado dia onde você acha que todas suas duvidas terão explicação. Levei os exames ( mamografia e ultrasson) e depois de algumas analisadas e muitas perguntas ele sugeriu fazer uma Punção com agulha fina ( após localizada a massa o medico posiciona a ponta da agulha no interior do nódulo, o objetivo é extrair uma amostra que contenha fragmentos de tecido, células ou liquido, esta amostra da massa é que será encaminhada ao patologista para sua analise definindo o tipo celular e seu caráter (maligno ou benigno).
O exame é tranqüilo da apenas uma ardidinha.
O Mastologista me fez muitas perguntas inclusive sobre a plástica redutora nos seios que fiz a 6 anos atrás, disse que muito provável ser algo relacionado a isso.
Enquanto esperava o resultado da Punção, procurei meu cirurgião plástico, levei mamografia e ultrasson para ele analisar e ele disse que algo relacionado a cirurgia plástica não poderia ser, mas que era pra eu seguir investigando e que  poderia ser um fibroademona (tumor benigno que tem origem no epitélio e no estroma do sistema ductal terminal, sendo a neoplasia benigna mais comum da mama, ocorrendo mais freqüentemente em adolescentes e adultos jovens dos 20 aos 40 anos de idade. Seu aparecimento após os 40 anos é raro, embora seu crescimento não seja incomum.
À apalpação, geralmente aparece com o nódulo firme, móvel e indolor, claramente separável do tecido mamário normal. Ás vezes, porém, descobre-se incidentalmente, em exames de imagem, quando ainda não é palpável.
Seu tamanho pode variar de milímetros a vários centímetros, mas costuma cessar seu crescimento ao atingir 2 ou 3 centímetros.)  Sai de lá mais segura, com certeza que seria um fibroademona (a gente nunca pensa o pior)

Achei um nódulo




Março deste ano eu estava deitada de lado no sofá assistindo tv e pressionei o braço contra o seio sem querer e notei um volume estranho, sentei, fiz o toque e notei algo completamente palpável, confesso que de imediato achei que não fosse nada demais, a gente sempre acha que nódulo é uma bolinha redonda e pequena, bem diferente do que eu havia encontrado.
Eu fiz  mamoplastia (plástica redutora das mamas) a 6 anos atrás e pensei que fosse algo relacionado a isso.
Bom, naquela mesma noite eu falando com uma amiga ao telefone, comentei que tinha encontrado algo na mama, discutimos um pouco sobre o assunto falando se não era algo relacionado a período menstrual, enfim esperar pra ver, todos os dias essa minha amiga me cobrava pelo auto-exame, sempre perguntando se havia desaparecido, mas não, continuava ali, passaram uma semana mais ou menos mostrei pra minha mãe e minha irmã, ambas ficaram assustadas e foi então que marquei a consulta com o ginecologista, chegando o dia da consulta minha irmã foi comigo e confesso que eu estava tensa, o médico fez algumas perguntas,  e fez o exame de apalpação, obviamente ele viu que já havia feito a redução das mamas e falou que provavelmente era algo relacionado a isso, mas havia um porem, quando eu fazia o exame deitada com o braço levantado eu não sentia a mesma coisa de  quando estava de pé ou sentada, foi então que disse ao medico que gostaria de mostrar como e o que eu sentia ao me apalpar, sentei, o nódulo ficava em baixo do mamilo eu conseguia pressiona-lo até senti-lo logo acima e pedi para que o médico tocasse e as palavras dele foram: “Se isso fosse um tumor você já estaria condenada” (não acreditem em tudo que dizem, era um tumor e não estou condenada) foi aí que ele resolveu pedir uma mamografia e uma ultrasson da mama. Eu acreditando com fé em Deus que seria algo relacionado a mamoplastia redutora.
Fiz a mamografia dia 06 de abril (exame que é bem tranqüilo não dói nada) antes de sair o resultado fiz a ultrasson dia 07 de abril  onde acusou três nódulos. Bi Rads 4, a medica disse que teria que fazer biopsia. Fiquei na espera do resultado da mamografia para levar ao ginecologista onde o mesmo ao analisar me indicou um mastologista consulta marcada pro dia 15 de abril.

Ps: Patty obrigada por estar ao meu lado em todos os momentos dificeis. Você é sem dúvidas, um anjo.

Aponta pra fé e rema!







Meu nome é Carla, tenho 36 anos, descobri recentemente que tenho câncer de mama (carcinoma lobular invasivo) e vou aqui expressar meus sentimentos, trocar experiências, alertar, desabafar sobre este momento da minha vida.

Dedico esse espaço a todos que estão torcendo por mim, amigos, familiares e a todas as mulheres que com muita garra, força de vontade e principalmente com fé em Deus, enfrentam e superam essa doença tão difícil.



“Deus não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos.”