domingo, 31 de julho de 2011

Câncer




Passei a semana ansiosa pelo tão esperado resultado da biopsia, o resultado sairia dia 22/06 as 16 h, já havia combinado com o medico mastologista que assim que pegasse o resultado correria pra lá.
Falando com a Patty no telefone ela também muito ansiosa disse pra eu ligar no laboratório e ver se não poderia pegar antes, a ansiedade era grande, e eu consegui o resultado 2 horas antes do combinado, minha irmã e minha filha estavam comigo eu desci  do carro cega e quando peguei o tal envelope na mão, não sabia o que fazer, eu não sei se com vocês foram assim, acredito que sim, a gente sai lendo tudo relacionado a doença na internet e com isso aprende muitos nomes, quando eu abri o envelope meus olhos foram em cima do nome: - Carcinoma Lobular Invasor da mama direita. Eu sabia o que era, mas não acreditava, entrei no carro tremendo minha irmã brincou: “ta vendo você não tem nada” eu comecei a chorar e dizer que era câncer, eu não acreditava, não poderia ser, no caminho pro mastologista fomos em silencio ao descer do carro eu estava transtornada, liguei pra Patty e pedi que ela entrasse na internet correndo e pesquisasse o que seria “ Carcinoma,” comigo no telefone eu ouvia ela digitar e  a voz dela tremula  me perguntando: porque? Por quê?
Eu apenas disse: é né?
Ela respondeu com um tom de voz que nunca vou esquecer: é sim!
Pra quem não sabe: O carcinoma é um tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais ou glandulares. Ou seja é um câncer.
Subi ao consultorio do médico pensando que eu poderia ter interpretado o resultado de maneira errada que eu tinha que ter calma e esperar o médico mastologista dizer, ai que agonia!
Uma semana antes eu tinha ido ao consultorio dele retirar o dreno da biopsia cirurgica e conversando eu perguntei o que ele achava, já que ele abriu, viu, ele disse pra esperar os resultados mas que provavelmente não era nada, que seria algo relacionado a mamoplastia (redução das mamas) que  fiz a 6 anos atras.
Sentada esperando ele ler o resultado ele me olhou e disse: infelizmente você tem uma lesão grave, eu tremendo perguntei: é câncer? Ele respondeu que sim, que teria que fazer mastectomia radical, quimioterapia e que já queria marcar a cirurgia, eu me lembro que nessa hora fiquei cega, surda e muda, eu comecei a chorar e disse pra ele que não queria falar nada só queria ir pra casa, e fui.
Ele me deu um abraço e disse: não sei o que te dizer.
Eu não conseguia processar nada, meu Deus e agora? Não é possível deve ter sido um engano, não pode ser. Eu vinha passando por um processo doloroso de um fim de relacionamento, há quase nove meses o que eu mais pedia pra Deus era, por favor, me deixa ser feliz, eu quero ser feliz, estava disposta a mudar de vida, a recomeçar, eu já havia lido relatos de pessoas jovens com câncer, sabia o sofrimento o que eu teria que enfrentar, não é verdade, não pode ser, é um pesadelo eu vou acordar tenho certeza.

Biopsia 13/06



Eu já estava preparada pra cirurgia e sabia como seria o procedimento da biópsia cirúrgica (feita com o bisturi, pode retirar todo o nódulo (biópsia excisional) ou apenas parte dele (biópsia incisional).
De posse do pedaço de tecido suspeito o patologista tem como aprofundar seu diagnóstico: além de classificar o tumor como "ductal" ou "lobular", in situ ou invasivo, examinará as células tumorais com corantes especiais (o chamado exame imuno-histoquímico), que caracterizará certas propriedades biológicas do câncer de mama.)
A minha seria excisional retirada do  nódulo todo ( coisa que não aconteceu).
Fui logo cedo ao hospital em jejum como combinado, eu não estava nervosa apesar de às vezes sentir medo do que poderia vir, a cirurgia foi rápida, com anestesia local e sedação, o medico fez um pequeno corte no mamilo, e logo eu já estava em casa. ( com enjoo que passou logo)
Minha amada mãe, minha irmã que tanto Amo, minha filha que é minha força, pessoas queridas estavam sempre comigo.
Agora  esperar o resultado. (ansiosa)

Amigos são feitos em lugares dos anjos que não podemos ver... estão sempre do nosso lado e torcendo pelo nosso sucesso, mesmo estando em caminhos difícieis, nossos anjos da terra não nos abandonam.”

sábado, 30 de julho de 2011

Resultado Punção



Dia 27 de abril saiu o resultado da Punção. Tinha consulta marcada pra semana seguinte à gente fica agoniada procurando entender o que esta escrito ali, assim que levei o resultado ao Mastologista ele disse que teria que fazer uma biopsia, ( meu Mastologista nunca me deu nenhuma porcetagem de chance de ser, sempre dizia que provavelmente não era nada) apesar da grande importância da mamografia para o diagnóstico do câncer de mama, o diagnóstico definitivo só pode ser feito com uma biópsia. Marcada a cirurgia. ( queria a certeza logo de que "não era nada")

1ª Consulta Mastologista

Enfim chegou o tão esperado dia onde você acha que todas suas duvidas terão explicação. Levei os exames ( mamografia e ultrasson) e depois de algumas analisadas e muitas perguntas ele sugeriu fazer uma Punção com agulha fina ( após localizada a massa o medico posiciona a ponta da agulha no interior do nódulo, o objetivo é extrair uma amostra que contenha fragmentos de tecido, células ou liquido, esta amostra da massa é que será encaminhada ao patologista para sua analise definindo o tipo celular e seu caráter (maligno ou benigno).
O exame é tranqüilo da apenas uma ardidinha.
O Mastologista me fez muitas perguntas inclusive sobre a plástica redutora nos seios que fiz a 6 anos atrás, disse que muito provável ser algo relacionado a isso.
Enquanto esperava o resultado da Punção, procurei meu cirurgião plástico, levei mamografia e ultrasson para ele analisar e ele disse que algo relacionado a cirurgia plástica não poderia ser, mas que era pra eu seguir investigando e que  poderia ser um fibroademona (tumor benigno que tem origem no epitélio e no estroma do sistema ductal terminal, sendo a neoplasia benigna mais comum da mama, ocorrendo mais freqüentemente em adolescentes e adultos jovens dos 20 aos 40 anos de idade. Seu aparecimento após os 40 anos é raro, embora seu crescimento não seja incomum.
À apalpação, geralmente aparece com o nódulo firme, móvel e indolor, claramente separável do tecido mamário normal. Ás vezes, porém, descobre-se incidentalmente, em exames de imagem, quando ainda não é palpável.
Seu tamanho pode variar de milímetros a vários centímetros, mas costuma cessar seu crescimento ao atingir 2 ou 3 centímetros.)  Sai de lá mais segura, com certeza que seria um fibroademona (a gente nunca pensa o pior)

Achei um nódulo




Março deste ano eu estava deitada de lado no sofá assistindo tv e pressionei o braço contra o seio sem querer e notei um volume estranho, sentei, fiz o toque e notei algo completamente palpável, confesso que de imediato achei que não fosse nada demais, a gente sempre acha que nódulo é uma bolinha redonda e pequena, bem diferente do que eu havia encontrado.
Eu fiz  mamoplastia (plástica redutora das mamas) a 6 anos atrás e pensei que fosse algo relacionado a isso.
Bom, naquela mesma noite eu falando com uma amiga ao telefone, comentei que tinha encontrado algo na mama, discutimos um pouco sobre o assunto falando se não era algo relacionado a período menstrual, enfim esperar pra ver, todos os dias essa minha amiga me cobrava pelo auto-exame, sempre perguntando se havia desaparecido, mas não, continuava ali, passaram uma semana mais ou menos mostrei pra minha mãe e minha irmã, ambas ficaram assustadas e foi então que marquei a consulta com o ginecologista, chegando o dia da consulta minha irmã foi comigo e confesso que eu estava tensa, o médico fez algumas perguntas,  e fez o exame de apalpação, obviamente ele viu que já havia feito a redução das mamas e falou que provavelmente era algo relacionado a isso, mas havia um porem, quando eu fazia o exame deitada com o braço levantado eu não sentia a mesma coisa de  quando estava de pé ou sentada, foi então que disse ao medico que gostaria de mostrar como e o que eu sentia ao me apalpar, sentei, o nódulo ficava em baixo do mamilo eu conseguia pressiona-lo até senti-lo logo acima e pedi para que o médico tocasse e as palavras dele foram: “Se isso fosse um tumor você já estaria condenada” (não acreditem em tudo que dizem, era um tumor e não estou condenada) foi aí que ele resolveu pedir uma mamografia e uma ultrasson da mama. Eu acreditando com fé em Deus que seria algo relacionado a mamoplastia redutora.
Fiz a mamografia dia 06 de abril (exame que é bem tranqüilo não dói nada) antes de sair o resultado fiz a ultrasson dia 07 de abril  onde acusou três nódulos. Bi Rads 4, a medica disse que teria que fazer biopsia. Fiquei na espera do resultado da mamografia para levar ao ginecologista onde o mesmo ao analisar me indicou um mastologista consulta marcada pro dia 15 de abril.

Ps: Patty obrigada por estar ao meu lado em todos os momentos dificeis. Você é sem dúvidas, um anjo.

Aponta pra fé e rema!







Meu nome é Carla, tenho 36 anos, descobri recentemente que tenho câncer de mama (carcinoma lobular invasivo) e vou aqui expressar meus sentimentos, trocar experiências, alertar, desabafar sobre este momento da minha vida.

Dedico esse espaço a todos que estão torcendo por mim, amigos, familiares e a todas as mulheres que com muita garra, força de vontade e principalmente com fé em Deus, enfrentam e superam essa doença tão difícil.



“Deus não escolhe pessoas capacitadas. Ele capacita os escolhidos.”